6 dicas essenciais para quem quer começar um blog

dicas essenciais para quem quer começar um blog

Criar e manter um blog não é tão fácil como muitas pessoas pensam, exige de nós blogueiras muito estudo, planejamento, estratégias para se destacar nessa rede que é tão concorrida. Principalmente para as pessoas que não querem criar só um blog, mais sim uma marca e algo inovador que vai agregar através do seu conteúdo coisas boas na vida dos leitores e ajudá-los em seus possíveis problemas.

Existe algumas dicas essenciais para quem quer começar um blog que vocês precisam seguir e se atentar a cada detalhe. Não é só ter uma ideia, escrever qualquer coisa que vem na sua cabeça e pronto as empresas vão te procurar e você vai ganhar muito dinheiro. No meio do caminho você vai ter que adquirir habilidades para se destacar em meio a multidão, e aprender a alinhar o seu blog com as redes sociais para que o seu conteúdo vai muito além e se espalhe pela internet.

Se você quer criar um blog de sucesso, leia todas as dicas desse post e mude a sua visão e comece a transformar a sua paixão em profissão.

6 dicas essenciais para quem quer começar um blog

1- Persistência, foco e dedicação

O que eu vejo hoje em dia é muitas pessoas criando um blog e já querem fazer parcerias, ganhar dinheiro sem ao menos ter credibilidade, público e principalmente conteúdo de qualidade. O que muitas não sabem é que um blog requer tempo, dedicação, estratégia, persistência e muito estudo por trás desse trabalho que é a renda principal de muitas blogueiras. Por isso antes de ir correndo atrás das marcas, foque no seu conteúdo, crie um engajamento real com os seus leitores, mostre que você entende do que está falando e principalmente crie a sua marca na internet.

E outra dica que eu considero importantíssima é você não ficar mudando de direção o tempo todo. Se você está fazendo algo que tem dado certo e resultados foque naquilo e só vai aprimorando e melhorando com o tempo. Mudar toda hora só vai deixar o seu leitor confuso e não vai te levar a lugar algum. Falo isso por experiência própria e aconteceu comigo não faz muito tempo.

2- Branding e identidade visual

Esse é o meu assunto favorito, diferente do que muitos pensam a identidade visual vai muito além de uma logo. Dentro dela está a paleta de cores, fontes, formas, estilo pessoal, escrita, missão, visão, valores, persona e muitas outras coisas, a lista é bem grande.  Seguir um padrão nas suas montagens e nas redes sociais é fundamental para transmitir a mensagem que você quer passar com a sua marca (blog).

E em relação ao layout você não precisa ter o melhor e o mais bonito de todos, só procure organizar o que você tem e deixá-lo alinhado e bonito, com tudo no lugar. E depois de um tempo eu acho que investir pode ser uma ótima alternativa, já que o seu interesse principal no futuro é trabalhar somente com ele.

3- Imagens

A primeira coisa que você precisa saber é que vai ter que gastar um bom tempo tirando ou procurando imagens para colocar em seus posts que transmite na internet a mensagem da sua marca e que tenham qualidade. Se você acha que isso é um perda de tempo ou futilidade, talvez você tenha que parar e pensar se realmente é essa profissão que você quer seguir. Sempre configure as imagens na largura total do seu post.

4- Frequência

Está diretamente ligado com a persistência. Você precisa atualizar o seu blog no minimo uma vez por semana, dependendo do nicho de 15 em 15 dias ou uma vez por mês é um opção que eu não gosto muito, mas sei que tem muitos blogs que conseguem manter o público com essa frequência. Deixe o seu leitor sabendo da sua programação, e publique o post novo no dia e horário combinado. Se não fizer isso você vai mostras falta de comprometimento, desorganização e desrespeito com quem te segue e espera pelo seu conteúdo.

5- Organização

Sabe qual é um dos segredos de um negócio de sucesso? Sim, a organização! Tenha ideias, organize elas , monte um calendário editorial, escreva e agende os seus posts com antecedência, planeje os conteúdos das suas redes sociais, e não deixe nada para a última hora.  Com tudo organizado as coisas começam a  fluir melhor e você não corre o risco de falhar com os seus leitores.

6- Estude sempre

Não importa o nicho, estude e especialize nesse assunto. Não estou falando para você cursar uma faculdade, hoje em dia na internet existe vários cursos 100% oline que ajuda você entender cada vez mais a sua paixão e ter credibilidade no que você gosta. Estude os seus concorrentes, blogs que falam do mesmo assunto que você, estratégias para ajudar o seu blog ser uma profissão e te dar um retorno financeiro. Um curso que pode te mostrar qual caminho seguir é o Formula Negocio Online focado na parte de ganhar dinheiro, e o e-book Como escrever para um blog que foca nas estratégias do marketing de conteúdo.

“Comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode.”

Leia também: 

Seguindo essas dicas essenciais para quem quer começar um blog, eu tenho certeza que você vai começar a ter noção de como funciona e dar os primeiros passos para profissionalizá-lo. Ficou com alguma dúvida? O e-mail leitoras@beauteblog.com.br está a disposição para quem que bater um papo comigo.

Não me perca! Inscreva-se para receber as melhores dicas de moda e beleza diretamente no seu e-mail!
Escrito por Joyce Neves
Amo trabalhar com a internet, ela me proporciona descobrir coisas novas todos os dias. Eu sou a criadora do blog e apaixonada pelo mundo da moda e da beleza.

Mais EMPREENDEDORISMO

frankie-cordoba-557845-unsplash

Como se manter motivada todos os dias

O tarefa difícil se manter motivada todos os dias, não é mesmo? Principalmente quando o dia não está muito favorável, aparecem várias situações ruins que nos deixa para baixo. Eu sou uma pessoa que batalhei muito para chegar onde estou,…

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

Não me perca! Inscreva-se para receber as melhores dicas de moda e beleza diretamente no seu e-mail!

Mais vídeos

There are no videos matching selected criteria